Alternativas ao Adobe Fireworks

Com o fim do Fireworks, conheça algumas alternativas gratuítas e pagas para o software de manipulação de vetores.

Alternativas ao Adobe Fireworks

Adobe Fireworks

É uma ferramenta de criação e manipulação de imagens vetoriais ou bitmaps. Foi originalmente desenvolvido pela empresa Macromedia e lançado no ano de 1998. No ano de 2005, a gigante da área de criação, Adobe adquiriu a empresa de desenvolvimento, juntamente com todos os softwares da companhia.
O Fireworks foi uma ferramenta que teve grande destaque no meio criativo, ganhando vários adeptos e bastante fama. Com o passar do tempo, as principais funções foram incorporadas em outras ferramentas da suíte de aplicativos Adobe e sua popularidade diminuiu drasticamente, ao ponto de não receber mais atualizações desde 2015.

Alternativas gratuítas

Vamos conhecer algumas alternativas interessantes e totalmente gratuítas. São soluções que oferecem recursos semelhantes ou superiores, tudo vai depender do seu interesse em aprender uma nova ferramenta.
Confira nossa lista:

  • Inkscape
    Plataformas: GNU/Linux, OSX, Windows e #BSD.
    Talvez a melhor alternativa gratuíta e livre ao Fireworks, seja o Inkscape.
    Trata-se de um software livre para editoração de imagens e documentos vetoriais, com base numa versão mais avançada do antigo Sodipodi no qual teve origem.
    O Inkscape trabalha nativamente com o formato SVG (Scalable Vectorial Graphics), um formato aberto de imagens vetoriais. O aplicativo também exporta para o popular formato da Internet PNG e importa vários formatos vectoriais ou bitmap, como por exemplo: TIFF, GIF, JPG, AI, PDF, PS, entre outros.
    Tela do Inkscape
    Fonte: wikimedia

  • Karbon
    Plataformas: GNU/Linux, OSX, Windows e #BSD.
    É um componente do Calligra Suite (pertencente ao projeto KDE), que é a junção de editor de arte gráfica e programas para escritório.
    Apesar de não tão popular, o Karbon oferece uma gama interessante de recursos, como uma interface totalmente customizável, suporte à extensões, scripts e vários formatos de arquivo para importação e exportação. Dentre os formatos suportados, estão: ODG, SVG, PNG, PDF, WMF.
    Tela do Karbon Fonte: Calligra Project

  • Gravit Designer
    Plataformas: Web, GNU/Linux, OSX, Windows, Chrome OS e #BSD
    Uma opção bastante interessante, o Gravit Designer é totalmente baseado na web, funcionando nos navegadores mais atuais, como Firefox, Opera e Chrome. Possui bastante recursos e curva de aprendizado consideravelmente pequena, oferecendo funcionalidades avançadas em uma interface moderna.
    Os formatos suportados são: PDF, PNG, JPG e SVG. Tela do Gravit Designer Fonte: Christian Krammer Personal Page

Alternativas pagas

Existem muitas alternativas pagas ao Fireworks, porém escolhi apenas as mais populares para recomendar.
Dentre elas, podemos ver soluções da própria Adobe, que é conhecida por incorporar soluções rivais, ao comprar as empresas que desenvolvem esses softwares.

  • CorelDRAW Graphics Suite
    Plataformas: Windows
    Muito distante da fama do passado, o CorelDRAW ainda é uma alternativa recomendada, dado o poder da ferramenta, sua baixa curva de aprendizado, preços mais acessíveis que a concorrência, dentre outros fatores. Algo que pesa negativamente, é a limitação de plataformas, uma vez que atualmente só exista versão nativa para o sistema da Microsoft, diferente do passado, quando era multiplataforma.
    Trabalha com muitos formatos, além dos tradicionais RGB, ele exporta em CYMK, recomendado para impressão. Tela do CorelDRAW Fonte: coreldraw.com

  • Affinity Designer
    Plataformas: OSX e Windows
    Ganhando cada vez mais popularidade, o software da Serif é apontado por muitos como uma das melhores alternativas aos saudosistas do Fireworks. Com valores acessíveis, com certeza é uma opção para ser acrescentada na lista de qualquer um.
    Suporta praticamente todos os formatos já citados em outros softwares. Tela do Affinity Designer Fonte: affinity.serif.com

    • Adobe Illustrator Plataformas: OSX e Windows Chegamos à alternativa que naturalmente, mais se aproxima dos recursos de eu irmão. O Illustrator incorporou os melhores recursos, acrescentou novas funções e consolidou o nome da Adobe no mercado, principalmente pela boa integração com as demais ferramentas da empresa. Pode não ser a opção mais em conta, mas é de longe, o sucessor espiritual do Fireworks.
      Importa e exporta uma quantidade significativa de formatos. Tela do Illustrator CC Fonte: Tudo Sobre o Illustrator - Techtudo.com.br

Conhece ou indica outras alternativas ao Adobe Fireworks? Deixe nos comentários!

Compartilhe nas suas redes sociais

Regis

Regis Tomkiel

Sócio Fundador da Dose Extra Multimídia, produtor audiovisual, desenvolvedor web, podcaster, escritor e quando sobra tempo, coleciona videogames e filmes independentes.

Mais publicações do autor…
Você pode gostar: