Comprar Curtidas Prejudica sua Fanpage

Comprar curtidas para sua página no Facebook? Saiba como isso pode ser prejudicial para sua marca, sua reputação e como pode ser péssimo para os negócios.

Comprar Curtidas Prejudica sua Fanpage

É o que todo mundo deseja quando cria uma página no Facebook, seja para uso pessoal, diversão ou representação da marca em meios sociais. Tem-se uma percepção errada de que o que importa são os números e não o que significam. Assim como foi no passado com a “Bolha da Internet”, essas estratégias não orgânicas podem significar o fracasso de muitas empresas. É importante avisar que não trata-se de uma opinião pessoal isolada ou puro achismo. É muito fácil identificar as falhas desse sistema, simplesmente acessando a página e verificando os posts mais recentes. Através de relatórios embasados, gerados na própria plataforma, podemos fortalecer ainda mais o argumento.

O funcionamento do Facebook

O Facebook é a rede social mais usada no mundo, com mais de 1 bilhão de usuários ativos, sendo 99 milhões apenas no Brasil. Esses números significam que existem muitos clientes em potencial e novas oportunidades para uma marca. Contudo, por trás do site existem inúmeros algoritmos que irão influenciar no número de visualizações de seu conteúdo, independente do número de curtidas totais. Isso é bem explicado nas políticas da rede social. Quando um determinado conteúdo é postado, acredita-se que apenas 1 à 10% dos fãs serão atingidos de modo orgânico. O restante, por inúmeros motivos, nem ficará sabendo que a página ainda é ativa. Claro que isso diz muito sobre a qualidade do que é compartilhado e da maneira como a marca conversa com seus seguidores. O assunto é tão amplo, que é melhor escrevermos um post dedicado ao assunto.

E como funciona a compra de fãs no Facebook?

Comprar Curtidas prejudica sua fan page É fácil encontrar anúncios de venda pela internet.

Comprar curtidas para páginas, publicações ou até mesmo avaliações não é algo novo. É prometido abertamente nos quatro cantos da internet. Existem até mesmo alternativas gratuitas, com o que chamamos de “troca de curtidas”, mas que não possui o resultado imediato da compra. Ao pesquisar pelo tema, inúmeros sites são sugeridos. Alguns emitem notas fiscais e outros de qualidade totalmente duvidosa. Eles podem estar escondendo pragas virtuais ou apenas desejam os dados financeiros dos desavisados. É claro que algumas agências entram na brincadeira, prometendo ao cliente um número de curtidas considerável, muitas vezes, mascarado de uma campanha bem sucedida. Atualmente, os vendedores têm prometido melhorias de posicionamento em sites de buscas. Numa matemática maluca, discursam sobre o fato de que essas curtidas significam mais pessoas acompanhando e gerando interações. Acontece que muitas contas não são reais e, mesmo quando é, presenciamos um publico genérico e nada relacionado com a temática da página. Sobre as melhorias de SEO, trata-se de outro equivoco. Comprar curtidas em nada ajuda sua página, pois as métricas do Google são outras, sem falar que Facebook e Google são empresas concorrentes, apenas com o mínimo de “conexões” entre elas. O assunto é bem explicado aqui, um vídeo do próprio pessoal do Google.

Muitas curtidas não significam  bom engajamento

Outra grande desvantagem em comprar curtidas, está no desempenho da fanpage com o passar do tempo. O engajamento é comprometido, já que a partir dessa estratégia, adquiri-se um público segmentado e imprestável. Por mais que seja prometido um determinado grupo de interesses, não é possível ter tal controle. O resultado disso é um baixo alcance das publicações ou pior, se pensarmos na empatia do público e a marca. Essa base de fãs não possui necessariamente identificação com o conteúdo postado, o que pode gerar feedbacks negativos, como ocultação de publicações ou denúncias consecutivas de spam. Isso seria suficiente para jogar qualquer campanha para escanteio.

E a alternativa para não comprar curtidas?

Primeiramente é importante saber que uma base de fãs sólida não se constrói da noite pro dia. Ela é fruto de um trabalho estrutural intenso e do posicionamento da empresa no meio. É possível aumentar o engajamento com uma página com atualizações frequentes, conteúdo de qualidade, chamadas criativas e muito, mas muito planejamento estratégico.

Isso não significa que milhões de curtidas não tenham importância. Se elas forem resultado de um bom trabalho em Mídias Sociais, certamente terão muito mais valia e renderão frutos além da expectativa. Pois…

Clientes engajados geram resultados!

Compartilhe nas suas redes sociais

Regis

Regis Tomkiel

Sócio Fundador da Dose Extra Multimídia, produtor audiovisual, desenvolvedor web, podcaster, escritor e quando sobra tempo, coleciona videogames e filmes independentes.

Mais publicações do autor…
Você pode gostar: