Produção de Vídeos No Linux - Parte 1

Comece a aprender a editar vídeos no Linux com ferramentas gratuitas e de fácil instalação e configuração. Seja um profissional do audiovisual com Linux.

Produção de Vídeos No Linux - Parte 1

Todo iniciante na carreira do audiovisual sempre se pergunta qual plataforma abraçar, quais softwares se especializar ou por onde começar. Muitos, incluindo este que escreve, começaram em plataformas proprietárias e restritivas, como o macOS da Apple, ou em estações recheadas de softwares piratas no Microsoft Windows. Essa é uma realidade comum nesse mercado emergente e que ainda não é totalmente regulamentado, construído em volta de alguns preceitos conservadores, que tentam definir padrões de trabalho com base em “softwares” e não em tarefas.

Por muito tempo, muitos produtores associavam uma boa produção, com softwares caros e com marcas consagradas. Não que softwares como Final Cut Pro, Avid Media Composer ou Vegas Pro não sejam softwares importantes e que não possam ser utilizados como um workstation de vídeo, porém eles não são as únicas alternativas, pelo contrário, são apenas algumas das tantas opções existentes e profissionais. Hoje, o profissional que foca apenas em uma dessas plataformas está apenas deixando-se levar pelo comodismo e não acompanhando o mercado, sempre em evolução.

E no Linux?

Quando comecei a usar GNU/Linux, lá por 2006, as coisas eram diferentes e poucos softwares eram portados ou desenvolvidos com foco em produção de video. Claro, alguns estúdios maiores, possuíam algumas ferramentas desenvolvidas exclusivamente para uso interno, como é o caso da Pixar, que abandonou o NeXTStep, depois o Mac OS, para trabalhar com soluções de renderização em servidores Linux. O primeiro software popular, foi o Cinelerra, recheado de recursos, era praticamente a única opção para quem se aventurasse no sistema de Linus Torvalds. Muito tempo de passou, o Cinelerra foi praticamente descontinuado e muitas opções surgiram, especialmente focadas em grandes produções “hollywoodianas”, mas que aos poucos foram adentrando no universo característico de pequenas produtoras, com nomes como Kdenlive(Open Source), Lightworks(proprietário), DaVinci Resolve(Proprietário), Natron(Open Source), BlackMagic Fusion 8, dentre outros que estão surgindo ou sendo portados.

Editores populares

Este é o primeiro artigo de uma série semanal, sobre produção de vídeo em Linux. Os próximos serão mais focados nos processos de edição, incluindo exemplos e materiais de apoio.

Regis

Regis Tomkiel

Sócio Fundador da Dose Extra Multimídia, produtor audiovisual, desenvolvedor web, podcaster, escritor e quando sobra tempo, coleciona videogames e filmes independentes.

Mais publicações do autor…
Você pode gostar: